sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Qual o verdadeiro significado do dia das crianças?


Deveríamos repensar o significado do dia das crianças,

pra que ele serve, 

por quem foi criado,

para quem,

e por quê ?

leia sobre essas questões no final dessa matéria...

Eu já deixarei aqui algumas ideias de como curtir essa data com seus filhos sem ter que ceder ao consumismo exagerado:
Organizar um acampamento no próprio quintal junto com os  primos ou colegas de escola, cinema em casa com direito a pipoca, logo após, cada  um conta uma história engraçada de si mesmo... 
No dia seguinte, podem fazer uma gincana com diversas brincadeiras como: a corrida do ovo na colher, corrida do saco, pular corda, brincar de roda com cantigas tradicionais ou criando nocas brincadeiras com músicas atuais, por que não?
Reunir todos em torno de um jogo de tabuleiro, adultos e crianças brincando, rindo, aprendendo, ensinando todos juntos.

Quer ler mais ? 

Você pode clicar nesse link do nosso blog: 
Aqui, você vai encontrar  mais ideias de brincadeiras  e atividades que podem divertir sua família sem consumismo até mesmo pra quem mora em apartamento. 



O Dia das Crianças se aproxima e começamos a perceber a profusão de apelos publicitários querendo transformar um produto qualquer no sonho de consumo da garotada. Nós, os pais, estamos na expectativa de sair às compras, cartão de crédito em punho e até dispostos a encarar mais um parcelamento para realizar o sonho dos nossos pequenos.
Contudo, mal conseguimos lembrar qual presente demos no ano passado. E quando lembramos, nem sabemos onde está. É certo que está em algum baú, em alguma caixa, gaveta ou sob as montanhas de novos brinquedos que nossos filhos ganharam desde o ano passado. Se não tiver sido algo significativo, ele já foi esquecido. Se olharmos com cuidado vamos reparar que nossos filhos possuem brinquedos demais e brincam com dois ou três que são os favoritos. Estes são os significativos. A verdade é que a quantidade de objetos pode ser proporcional à distância, à ausência e ao vazio. Como os nossos pertences de adulto, os brinquedos às vezes são usados para preencher vãos. A questão é que os objetos em si não suprem vazios, coisas não se tornam presença.
O Coletivo Infância Livre de Consumismo convida você a refletir conosco sobre o que realmente é capaz de fechar estes espaços. Queremos saber quais são as suas ideias para que, no Dia das Crianças, a gente consiga tirar o foco do consumismo. Use este espaço para compartilhar histórias de como sua família costuma comemorar o Dia das Crianças. Conte qual a importância sua e do presente neste contexto. Que atividades interessantes podemos fazer com nossos filhos?
Queremos saber se tantos objetos são mesmo necessários para fazer nossos filhos se sentirem homenageados nesse dia.
O que nós, pais e mães, podemos proporcionar aos nossos filhos para que se sintam preenchidos pelo amor?
Vamos conhecer as histórias que existem por trás desta data e tirar nossas conclusões. Espero que deixem seus comentários.

Como surgiu o dia das crianças?


O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.
O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.
A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.
No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio.
Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.
Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.



2 comentários:

  1. Adorei o post!! Muito bom mesmo. Acho que brinquedos e brincadeiras como tabuleiro, casinha, cabaninha são muito saudáveis para as crianças, ao enves de ficarem apenas nos eletronicos.
    Comprei online o banco imobiliário pra minha filha ela adorou!! http://www.tricae.com.br/brinquedos/
    Muito bom e confiável o site, bjss!

    ResponderExcluir
  2. Eu também amei essa matéria gostei além de ensinar mostra o verdadeiro sem tido do dia das crianças

    ResponderExcluir