sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Existe algo que o dinheiro não pode comprar...

http://www.educare.pt/educare/images/transparent.gif
É bastante comum as pessoas justificarem os seus erros, invocando as suas precárias condições de vida. 
Dizem que foi o desespero que as levou a tomar atitudes equivocadas ou que as circunstâncias negativas as fizeram agredir o seu semelhante.
Filhos agridem os pais porque não lhes deram o que pediram no momento exato que queriam... Irmãos que mentem e enganam para ter um "quinhão" maior em heranças, não se importando em que condições ficarão os demais irmãos. Com certeza, foram aquelas crianças que não ouviram o “não” dos pais na hora certa.
O que nos falta sim, é uma melhor educação. Mas aquela que tem a ver com a formação do caráter de cada um. E para isso, precisamos urgentemente, de pais conscientes que ensinem os verdadeiros valores da vida aos seus filhos. Que lhes digam que é nobre dizer a verdade, mesmo que isso não os credencie a receber algum prêmio de compensação. 
Pais que tenham coragem de falar aos seus filhos sobre os dias mais tristes das suas vidas. Que tenham a ousadia de contar sobre as suas dificuldades do passado e como as conseguiram ultrapassar. 
Pais que não desejem dar o mundo aos seus filhos, mas que queiram sim apresentar-lhes o livro da vida. Pais presentes que desenvolvam nos seus filhos: a capacidade de lidar com  as  perdas e frustrações,  capazes  de dialogar e ouvir sempre que for necessário. 
Pais que sejam presentes, mesmo que o tempo seja curto, que se sentem para conversar e ouvir os seus filhos sobre tudo o que os rodeia, partilhando sentimentos, desejos e dificuldades. Pais que não se preocupem somente com festas, com roupas, aniversários e com produtos eletrônicos. Mas que também se preocupem em trocar ideias e refletir.
Pais que sabem que não devem atender a todos os desejos dos seus filhos, pois isso os tornará fracos e dependentes.
Existem pais que dão algo que "todo o dinheiro do mundo não pode comprar": o seu amor, as suas experiências, as suas lágrimas e o seu tempo.
Um autêntico processo de educação em que o filho aprende que amar é o maior dos tesouros. E não haverá de se tornar infeliz somente porque não tem a roupa grife, ou não conseguiu viajar para a praia nas férias.



Respeitar as regras da vida é  o melhor caminho para alcançar a felicidade, pois essas regras nos deixam mais maduros para escolher o melhor que a vida pode nos oferecer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário