terça-feira, 5 de junho de 2012

O avanço da asma em crianças e adolescentes


© DANIEL BUENO

Na década passada, a prevalência de asma no Brasil cresceu entre crianças de 0 a 9 anos e também entre adolescentes de 10 a 19 anos, sobretudo entre os meninos e os moradores de áreas rurais (Revista de Saúde Pública, abril de 2012).

 A conclusão é de um trabalho de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul,  que analisou dados sobre a doença produzidos em três anos distintos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

 Em 1998, a prevalência de asma entre as crianças brasileiras foi de 7,7%; em 2003 atingiu  8,1%; em 2008 alcançou 8,5%. O incremento anual foi da ordem de 1%. O maior aumento anual ocorreu nas regiões Sudeste e Norte (1,4%). Entre os adolescentes, a prevalência 
da doença foi de 4,4% em 1998, 5% em 2003 e 5,5% em 2008. 
O aumento anual foi de  2,2%. No Nordeste, o índice foi ainda maior (3,5%).

 Os autores do estudo levantam algumas hipóteses para explicar o avanço da asma, como a ampliação dos serviços de atenção básica, o aumento do número de equipes de saúde da família e, na zona rural, uma maior exposição a pesticidas e agrotóxicos.


clique no link abaixo:

As farmácias populares oficiais e as unidades privadas de todo o Brasil passam a ofertar, gratuitamente, três medicamentos para asma em 10 apresentações a partir desta segunda-feira (4).
O brometo de ipratrópio, dipoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol foram incluídos na ação Saúde Não Tem Preço, ao lado dos 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. Eles serão ofertados em 554 unidades próprias e 20.374 da rede privada, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Público-alvo

A decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças de até 6 anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
Os medicamentos incorporados já faziam parte do elenco do programa Farmácia Popular, ou seja, são ofertados à população com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Com a inclusão deles no Saúde Não Tem Preço, o valor de referência – estabelecido pelos laboratórios produtores – será mantido e o governo assumirá a contrapartida que era paga pelo cidadão.

Como retirar?

Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médicadentro do prazo de validade.
De acordo com o responsável pela Farmácia Popular da Parangaba, Fernando Pinheiro, “Em Fortaleza, as farmácias populares estão localizadas no Terminal do Siqueira, Terminal da Parangaba e no Centro da cidade (Rua do Rosário, 283)”. Ainda segundo ele, cerca de 800 mil pacientes por ano devem ser beneficiados.
Fonte Jangadeiro on Line

Abaixo está o link para saber quais são os medicamentos que podem ser adquiridos gratuitamente:
http://longevidade-eventos.blogspot.com.br/2011/02/lista-de-medicamentos-fornecidos.html?spref=fb

Nenhum comentário:

Postar um comentário