terça-feira, 31 de julho de 2012

HIGIENE BUCAL COMEÇA NO BERÇO!


COMO HIGIENIZAR A BOCA DOS BEBÊS?
Quando recém-nascido, usar gaze ou fralda umedecida para remover resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes,  usar uma dedeira  ou escova apropriada  somente  molhada. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, usar escova dental infantil  com creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado é o equivalente a um grão de ervilha e, só a partir dos 2 ou 3 anos, quando a criança souber cuspir o excesso, se ingerido pode provocar "fluorose".  
As crianças de pouca idade não têm coordenação motora suficiente para realizar os movimentos que irão limpar os seus dentes. A criança em idade pré-escolar deve ser motivada pelos pais a fazer a escovação, criando um hábito saudável. Logo em seguida, os pais devem escovar novamente para remover a placa bacteriana e os restos alimentares, já que as crianças pequenas apenas brincam com a escova na boca. Ela deve ser elogiada e também presenciar os pais escovando seus próprios dentes. A partir da idade escolar, elas devem ser supervisionadas pelos pais, que podem efetuar a última escovação do dia.



COMO DEVE SER A ESCOVAÇÃO?

Os pais devem escolher uma escova de cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas. A criança pode sentar-se no colo da mãe, quando muito pequena, ou então ficar em pé, de costas para a mãe e com a cabeça apoiada em seu peito. Com a mão esquerda a mãe afasta lábios e bochechas e com a direita executa movimentos circulares e de vaivém com a escova. O creme dental não deve ser utilizado em crianças que ainda não saibam cuspir, evitando a ingestão do flúor, que poderá manchar os dentes permanentes em formação. Em crianças maiores, utilizar apenas uma pequena quantidade (tamanho de um grão de ervilha). O fio dental deve ser introduzido o mais cedo possível, criando o hábito de ser utilizado junto com a escova dental.



QUANDO E COMO A CHUPETA DEVE SER UTILIZADA?

O bebê, ao sugar o seio para mamar, não está apenas se alimentando, mas também satisfazendo o seu lado psicoemocional. Ele pode estar bem alimentado, mas não exerceu plenamente o ato da sucção. Quando isto ocorre, a chupeta deverá ser utilizada de forma racional, pois a freqüência e/ou o uso prolongado poderão causar alterações dentárias, desvios no crescimento dos maxilares e alterações na deglutição, respiração e fonação. Ela não deve estar sempre á disposição da criança como se fosse um brinquedo, devendo ser oferecida somente após as mamadas e removida assim que o bebê adormecer. Evitar que a criança passe a noite toda com a chupeta na boca e jamais a pendure ao redor do pescoço do bebê com fita, corrente ou fralda, pois além de haver o risco de estrangulamento, pendura-la e deixa-la acessível favorecerá a instalação do hábito, que quanto mais tempo persistir, mais difícil será elimina-lo e mais danos poderá causar.




VEJA PASSO A PASSO COMO ESTIMULAR A ESCOVAÇÃO DAS CRIANÇAS


 Porque todos os dias é um trabalhão fazer com que eles escovem os dentes?

1.  Esse hábito é de muita importância, e deve ser feito no mínimo três vezes por dia. E como se torna uma obrigação acham esse momento muito chato.
2. Os pais precisam fazer esse hábito além uma obrigação fazer dele um momento de diversão para as crianças e como se fosse uma brincadeira diária. Pois sendo chato certamente nenhuma criança quer fazer por livre e espontânea vontade.
3.  Se os pais se habituarem a escovar os dentes e usar o fio dental, perto dos filhos desde que são bem pequenos, assim eles escovam também.
4.  Com a idade entre cinco e seis anos, não é fácil para eles escovarem sozinhos, pois não tem muita coordenação motora, mas já está na hora de começar a aprender como escovar corretamente.
5. Enquanto os pais escovam pode ir orientando seus como fazer, dizendo agora vamos limpar os dentes de cima, agora os de baixo, agora os de trás, e deixando parecer que tudo não passa de uma brincadeira.
6. Você pode fazer várias caretas, ou sons com boca durante a escovação, para seu filho achar bem engraçado e rir depois mostre a língua e peça para ele mostrar também, então ensine como é que a escova.
7. Fale que a escova faz assim, varre a sujeira de um lado para o outro lado, e da parte de cima para a parte de baixo.Como quase todas as crianças adoram brincar com a água, então durante essa hora deixe ela molhar a escova e a boca várias vezes, e ficará muito mais divertido.
8. E quando acabarem é só verificar se ficou limpo, e para tirar a sujeira que ficou entre os dentes, você pode escovar mais direitinho que seu filho não vai mais reclamar.
9. Para passar o fio dental também é dessa forma, primeiro tira um pedaço para você e depois um para seu filho, passem juntos, ensine-o a passar entre os dentes,é só depois é que você deve passar para ele garantindo que fique bem limpo.
10.  Quando vocês dois acabarem, sempre elogie a criança por ter feito direitinho, e diga que conseguiu escovar os dentes da forma correta, e diga que agora ficou com o sorriso bonito e cheiroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário