quinta-feira, 26 de julho de 2012

DÊ O DRIBLE NA PREGUIÇA NA VOLTA ÀS AULAS !


                                                    As aulas recomeçaram ! 
Se por um lado é hora de reencontrar os amigos, compartilhar histórias e matar as saudades dos colegas, por outro a garotada tem que acordar cedo e retomar as responsabilidades que foram esquecidas nos últimos meses.
  
Agora é hora de estudar !
A volta às aulas traz a necessidade de reorganizar sua rotina depois das férias.
 Depois de um longo período de férias, crianças e adolescentes acostumam-se com as horas livres. Porém, é preciso que os pais comecem a mudar os hábitos dos filhos, para que não sintam tanto os efeitos da volta ao quotidiano escolar.
 
Confira as dicas:

Tanto as crianças quanto os pais devem voltar para o ritmo das atividades do dia a dia, readaptando o seu relógio biológico.
Acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e reservar um tempo para as tarefas de casa. Na educação infantil, caso seja a primeira vez que a criança vai para a escola, é recomendável que o pai ou a mãe acompanhe o filho nos 15 primeiros dias, para facilitar a adaptação ao universo escolar.
É preciso planejar-se a fim de retomar à rotina.  

Decidir quem vai levar e buscar os filhos, quem ajuda no dever em cada dia da semana e até mesmo definir um cardápio alimentar semanal ajudam a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças.
Vale colocar os filhos para dormir mais cedo cerca de 10 dias antes do início do ano letivo
Isso ajudará na adaptação e evita birras e manhas quando as aulas começarem e isso também vale para os mais velhos. Dormir bem e se acostumar com os horários ajuda a evitar aquele mal humor da criança e até a recusa em ir à escola. Com relação ao horário de acordar, o ideal é que os filhos não durmam até muito mais tarde do que precisariam acordar em época de aulas.
Praticar atividades pedagógicas simples com os filhos no final das férias ajuda a recuperar o ritmo e espantar a preguiça de fazer as tarefas de casa nos horários das lições de casa. Para os que ainda não foram alfabetizados, a sugestão é colorir ou fazer desenho. Com as maiores, sugira ler ou escrever uma história juntos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário