terça-feira, 17 de abril de 2012

Como falar sobre o dia do índio na educação infantil?





                             Eu pintei o rosto  dos meus alunos assim como esta criança indígena.
Conversei sobre a vida dos índios nos dias atuais, que ainda existem aqueles que seguem o modo de vida antigo, sem usar roupas como as nossas, mas há também aqueles que já absorveram nossos costumes, usando roupas como nós e morando em casa como as nossas!

Podemos até mostrar o índio da época colonial, mas sem deixar de falar que nossos povos nativos são pessoas normais como eu e você, apenas temos costumes diferentes. Podemos aprender muito sobre costumes que temos, por exemplo:


Você sabia que vários dos nossos hábitos são herdados da cultura indígena?



 
  

 Um dos costumes mais importantes é o de tomar banho todos os dias. Em outras culturas, como na dos países europeus, é comum as pessoas passarem dias sem tomar banho. Que bom que os índios nos ensinaram isso, né? Assim somos um povo bem cheirosinho!
Também aprendemos com eles o uso de chás e plantas medicinais para curar doenças. E como os índios têm muito conhecimento de ervas e plantas, muitos dos remédios que compramos hoje nas farmácias tiveram suas fórmulas baseadas em chás indígenas. 
As danças e cantigas de roda e várias comidas tiveram origem na cultura nativa. É influência deles também a utilização de redes para dormir, principalmente na região Norte do Brasil. E ainda várias lendas do folclore brasileiro.

Então, vamos mudar a forma de apresentar o índio para nossas crianças?


    



Esses são exemplos de pinturas de rostos de várias etnias.
Nada de pintar três riscos coloridos sem significado!


        E por que não falar da questão da terra?

Para os índios, a terra é muito importante, sagrada mesmo. Não só porque é o lugar de onde tiram seu sustento, mas também porque é o que eles consideram como o lar deles. Por isso a Constituição brasileira garante que as terras dos índios devem ser demarcadas (determinadas) pelo governo e devem ser respeitadas por todos. Porém, muitas vezes esses direitos não são respeitados. Alguns grandes proprietários de terras, madeireiros e garimpeiros tentam expulsar os índios de suas terras para explorá-las, e para isso, muitas vezes fazem uso de força bruta para tirá-los de lá. A situação dos índios é grave em várias regiões, e infelizmente muitas comunidades indígenas já perderam grande parte de seus territórios. 



14 comentários:

  1. ótimas dicas... Na verdade faço esse tipo de coisa já há alguns anos e não me conformo como ainda tem colegas que trebelham o tema de forma vazia só por causa do DIA DO INDIO! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A COISA E TAO SERIA QUE A MINHA COORDENADORA EM PLENO SECULO XXI MANDOU CONFECCIONAR UM COELHINHO DE PASCOA COM 15 PARTES PARA RECORTAR E COLAR!GRACAS A DEUS ELA VAI MUDAR DE FUNCAO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a escola onde vc trabalha não for particular, sua coordenadora NÃO manda no seu trabalho!

      Excluir
  3. Coitadinhas dessas escravas!!!Com certeza a coordenadora foi pra sala ajudar.Ela e ridicula! Alias,PROIBIDO!!!! Ja pensou se ela diz que coelho e oviparo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que como educadora vc deveria pensar antes de escrever desta forma de um colega de trabalho.

      Excluir
  4. Nossas crianças são inteligentes e informada o suficiente para receberem esse tipo de conhecimento da verdadeira realidade, diferente de nossa geração, que só ficava sabendo das "verdades" depois que chegava na Universidade.
    Espero estar contribuindo de alguma forma com minhas colegas de profissão e famílias para mudar a forma de abordar tais assuntos.
    Abraço a todas e todos que estão acompanhando o Blog Faz de Conta que sei!

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Acredito que as "datas comemorativas" devem ser trabalhadas num contexto que faça sentido. Nossos pequenos merecem! Fiz uma pesquisa bem bacana, lendas, brinquedos e brincadeiras, cantos e agora a contribuição do seu texto, amanhã é dia de colocar em prática. A nossa cultura é riquíssima, vamos tratá-la com respeito!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto! Também acredito que já passou da hora das pessoas pararem de trabalhar o dia do Índio de forma descontextualizada, vamos resgatar a cultura indígena que ainda tenta resistir em nosso país.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Muitos acabam por retratar a história de uma única forma, isolando os acontecimentos e as mudanças ao longo do tempo. É importante ensinar a acriança a ter a mente aberta, ciente de que todos os povos evoluem, além de serem afetados pelas outras culturas assim como fomos pela cultura deles. Somos uma mistura de muitos povos e isso é muito importante no processo de formação social da criança.

    ResponderExcluir
  8. Cada professor tem uma maneira de ensinar.O respeito e muito importante.

    ResponderExcluir
  9. adorei a forma de tratar um tema tão amplo, respeito sempre

    ResponderExcluir