quarta-feira, 18 de abril de 2012

DICA DE LEITURA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Eu sempre li para meus filhos e agora, leio junto com eles.
Isso estimula o gosto pela leitura e você pode aprender muito.
Eu garanto!
Assistam dois vídeos de histórias infantis muito instigantes, que tratam de assuntos como as diferenças e os medos. Em seguida leiam o resumo de alguns livros indicados para adolescentes, meus filhos gostaram muito das  histórias.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


..............................................................................................................................................

CHAPEUZINHO AMARELO


..............................................................................................................................................
A biblioteca da nossa casa tem muitos livros, eu sou da época que folhear um livro, era quase que mergulhar sob um universo todo ilimitado. 
E hoje, resolvi acordar meu ratinho de biblioteca e encontrei o livro de Daniel Defoe, chamado Robinson Crusoé - A conquista do mundo numa ilha.

Recomendo a leitura para pais e filhos, eu li junto com meu filho por várias noites e me apaixonei pelo clássico .
Sobre o livro:
O livro conta a história de Robinson Crusoé. Um jovem que aos dezoito anos, foge de casa e se engaja num navio e assim começam suas aventuras em alto mar. Ao tornar-se um marinheiro náufrago numa ilha deserta, Robinson passa por etapas de luta por sobrevivência; onde evidentemente no meio de grandes privações e muitas peripécias em suas adaptações às possibilidades de sobrevivência, após 25 anos de solidão de maneira surpreendente torna-se hospedeiro de um fugitivo a quem denomina "Sexta-feira" em referência ao dia da semana em que o salvou e assim prossegue sua aventura, criando uma exótica e emocionante aventura numa romântica ventura universalmente conhecida de tantos leitores.

..............................................................................................................................................


Recomendo também:

O menino do dedo verde
Fala de assuntos que às vezes são difíceis de conversar com as crianças
Leia o resumo do livro:
Tistu é um menino muito sortudo. Vive na cidade chamada Mirapólvora numa grande casa, a Casa-que-Brilha, com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico. Eles são ricos pois o Sr Papai tem uma fábrica de canhões. Para grande decepção de todos, Tistu dorme nas aulas. Sr Papai resolve fazer com que Tistu aprenda as coisas vendo-as e vivenciando-as. As aulas serão com o jardineiro Bigode e com o gerente da fábrica de canhões, o Sr Trovões.
Na primeira aula, o jardineiro bigode descobre um dom fantástico em Tistu: o menino tem o dedo verde! Isto significa que, onde ele colocar o dedo, nascerão flores! Porém as pessoas grandes não iriam entender este dom. Seria melhor mantê-lo em segredo. Bigode se transforma no conselheiro de Tistu.
Com o Sr Trovões Tistu conhece um pouco do lado triste do mundo: a miséria, a prisão, o hospital. Ele resolve alegrar estes ambientes colocando seu dedo lá, mas no anonimato. Para o espanto da população, o presídio ficou com tantas flores que as portas não conseguiam mais fechar. Mas os presos não queriam fugir, pois estavam maravilhados! As flores da favela absorveram o lamaçal e enfeitaram as casas, transformando a favela em atração turística. A menina do hospital, que antes contava os buraquinhos do teto para passar o tempo agora conta botões de rosas, que nascem em volta do seu leito. A cidade, e a vida das pessoas da cidade, mudaram completamente. 
------------------------------------------------------------------------------------------------

LIVROS DE  JULIO VERNE
 

Júlio Verne foi escritor, ensaista e escreveu também para o teatro, tornou-se famoso por suas obras onde a aventura e as grandes descobertas científicas são o tema de seus enrredos, também é considerado um visionário já que muito antes do homem viajar para a lua, ou da invenção do fax ou do submarino nuclear, Verne já colocava ao dispor de seus leitores essas joias da tecnologia.


A volta ao mundo em 80 dias: Neste livro ele nos apresenta Fíleas Fogg, o inglês mais inglês de todos, e seu simpático companheiro de jornada Faz-Tudo. Neste livro a métrica de sua escrita é matemática, e cada coisa é explicada em detalhes, numa incrível aventura por um mundo ainda em desenvolvimento! 

 Vinte Mil Léguas Submarinas: Eis neste livro mais uma das visões fantásticas de Verne, o uso de submarinos, além é claro de nos apresentar um dos mais célebres personagens da literatura mundial, o inesquecível Capitão Nemo.

A ilha misteriosa: Conta as aventuras de um grupo de abolicionistas estadunidense que, após uma fuga num balão, encontram uma ilha desconhecida. Por vezes, o nome Ilha Misteriosa é usado simplesmente como referência à Ilha Lincoln, ilha fictícia no oceano Pacífico, onde a história se desenrola.
 
 Viagem ao redor da lua: Numa época em que não se conhecia a tecnologia, Verne consegue prever em forma de aventura uma viagem pelo espaço até a Lua.

Viagem ao centro da terra: Mesmo o professor Lidenbrock sendo um chato de galochas, a jornada pelos subterrâneos da crosta terrestre é maravilhosa, com a vida que o criativo autor nos revela. Este livro é o verdadeiro caso em que nenhum dos filmes que se basearam na história chega aos seus pés.
 

Espero que essas dicas sejam interessantes como foram para meus filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário