terça-feira, 4 de setembro de 2012

Consumismo Infantil disfarçado


Marca Patati e Patatá rende R$ 200 milhões em licenciamentos de produtos

Por - MANU BAREM 31 AGO, 2012

Patati e Patatá estão "muito melhor" do que numerosos personagens da Disney e da Marvel com relação à presença em produtos direcionados ao público infantil. Quem diria que os palhaços mal-acabados — com relação ao conceito de estética bem duvidosa do programa Carrossel Animado, exibido pelo SBT — iriam vender tantos produtos licenciados a ponto de, até o fim de 2012, movimentarem cerca de R$ 200 milhões? Mas é a realidade. Patati e Patatá encheram o mercado com mais de 900 produtos com suas caras e cores chocantes.
As vendas destes produtos renderam aproximadamente R$ 9 milhões à empresa Patati e Patatá no ano passado, quando havia cerca de 500 produtos licenciados. Lucro que também deve aumentar, já que o número de xampus, bonecos, lancheiras e tantas outras bugigangas infantis praticamente dobraram em 2012 .
Mas se, por um lado, Patati e Patatá estão lucrando com publicidade, o abuso dela no programa Carrossel Animado também é alvo de críticas e já rendeu até uma multa de R$ 1 milhão para o SBT no ano passado por “publicidade disfarçada”.
Para o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça (DPDC), os produtos são mostrados de forma recorrente na tela, gerando um estímulo visual nas crianças. Os apresentadores também estariam usando o diálogo informal e o elogio a determinados produtos, em visível referência marcas específicas.
E há quem não goste nem um pouco de ver seus filhos expostos a esse apelo consumista desenfreado. Mães foram às redes sociais e blogs desabafar que já haviam percebido a forçação de barra com os apelos comerciais do programa. Gisela Blanco, do blog Mãe Geek, disse:
Que roteiro? Vamos considerar aqui o que aparece quando os palhaços não estão fazendo mais uma propaganda de seus brinquedos, balinhas e qualquer outra coisa licenciada com a marca deles – que é o que eles fazem 80% do tempo de TV. O programa acontece ao vivo e as historinhas e piadas são sempre bem simples, pra não ter erro. Você vai ver pérolas como “piada suja e pesada: um elefante caiu na lama” e até citações religiosas (…)

3 comentários:

  1. A versão para adultos começa hoje! Se chama Big Brother Brasil.

    ResponderExcluir
  2. hahahahahha!!! verdade... e no Big Brother Brasil são os palhaços que assistem hahahahahahahahhaa

    ResponderExcluir
  3. oi patati patatá o meu nome é Pedro eu amo vocês porque mostram os melhores desenhos,tchau (ciau).

    ResponderExcluir