domingo, 5 de agosto de 2012

A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


As crianças nos tempos atuais, principalmente as que moram em grandes cidades, e com maior poder aquisitivo, estão desde cedo frequentando as Escolas de Educação Infantil. Estas escolas são inovadoras e dispõem de recursos tecnológicos diversos, o que faz com que essas crianças comecem desde muito cedo a se apropriarem das tecnologias, são oferecidos brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos. Se os pais acreditam ser importante que seus filhos frequentem escolas onde a informática consta no currículo, aos profissionais educadores é necessário mudança frente a esta nova realidade escolar.
Os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de instrumentos tecnológicos avançados. O professor deve se atualizar e se apropriar do uso das tecnologias, não somente para contentar o sistema educacional no qual está inserido, mas sim para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.
O processo de aprendizagem é particular de cada criança e o mesmo acontece com suas características, maturidade e interesses pessoais. A criança compreende a importância do seu papel na família, na escola e na sociedade, quando é valorizada como ser ativo e autônomo. 
Somos nós, adultos, pais e professores, enfim, os modelos de aprendizagem da criança, já que ela nos tem como principais exemplos, durante esta fase de seu crescimento e desenvolvimento. Logo, este desenvolvimento infantil talvez deva ser compreendido por pais e profissionais da educação como o simples desabrochar de uma flor. O desenvolvimento vem de dentro para fora, e cabe à escola a responsabilidade de propiciar tais condições e estímulos adequados, que respeitem a sua faixa-etária de desenvolvimento. 
Como profissionais da Educação, devemos ter plena consciência de nossas ações e responsabilidades, pois afinal teremos nas mãos frutos de uma era altamente tecnológica e que não se conformarão com conhecimentos fragmentados. 
Os alunos que nos serão confiados precisam começar a construir sua cidadania, desenvolver sua autonomia e segurança, e somente o professor consciente de suas atribuições e da complexidade de sua função conseguirá oferecer estas possibilidades. Para que a proposta pedagógica pensada para a educação infantil atinja seus objetivos de maneira precisa, é necessário, além de um ambiente agradável e acolhedor para a criança, a presença de um profissional capacitado, seguro nas suas atitudes, responsável, cordial e sensível. 
A criança aprende melhor e com maior rapidez quando se sente segura e querida, e quando suas necessidades básicas, tais como comer, dormir, brincar, descansar estão sendo atendidas. 
É ao profissional professor pedagogo, que cabe a missão de transmitir esta segurança para a criança, já que ela está saindo do seu mundo familiar para iniciar a sua vida em um mundo novo, o contexto escolar. 


13 comentários:

  1. muito legal as crianças estudando

    ResponderExcluir
  2. tenho uma filha de 4 aninhos, ela está no infantil IV, ela gosta muito de jogos eletrônicos e de assistir no celular, apesar de todo esse avanço da tecnologia, eu como futuro pedagogo não abro mão das velhas brincadeira tradicionais com ela, como ler livros, brincar com areia e muito mais. ótimo o contexto do blog está de parabens.

    ResponderExcluir
  3. ótimo artigo, vou aplicar essas dicas na educação infantil zona norte, parabens pelo texto bem escrito, recomendo aos alunos

    ResponderExcluir
  4. Ótimas informações contidas no texto.

    ResponderExcluir
  5. As tecnologias são essenciais nos dias atuais e nós professores temos que sempre estar nos atualizando para trazer novos desafios aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  6. Acho isso bom pois mesmo longe da escola e dos professores a internet ajuda nos A se comunicar

    ResponderExcluir
  7. para Ana Clara Reis

    eu te amo muito meu amor te vejo na escola.

    com abraço Anônimo

    ResponderExcluir
  8. A um certo tempo venho percebendo comportamento estranho no meu filho e vi que ele esta com umas amizades novas na escola, isso estava me deixando muito preocupado assim resolvi instalar este programa https://brunoespiao.com.br/espiao-configurado-remotamente com ele consegui ver o que meu filha esta fazendo, se não fosse esse programa não ia descobrir é muito bom recomendo usarem.

    ResponderExcluir