domingo, 10 de junho de 2012

ONDE ESTÃO AS FESTAS JUNINAS ?


Festa junina em escola tem o objetivo de manter viva uma importante tradição da nossa cultura ou é só um meio de angariar fundos? 


Tenho esta dúvida todas as vezes que vou a uma quermesse e vejo pais constantemente assediados por crianças desesperadas por fichas para jogar nas barracas, filas para comprar comidas e tudo girando em torno de dinheiro. 

Não questiono a festa em si. Adoro a música, o quentão, os quitutes, o colorido das fitas, a molecada jogando estralinho, as conversas ao pé da fogueira (que nem brilham mais). Mas nas festas que tenho frequentado, a confraternização tem sido claramente ofuscada pelo comércio e me pergunto se isso é adequado no ambiente escolar. 

As alternativas existem. Há alguns anos, fui a uma festa em uma escola de São Paulo que era organizada com a participação dos pais. Cada um levava um prato de comida e bebida. Tinha a equipe do quentão e do vinho quente, a equipe da fogueira, a equipe da limpeza. Era tudo de graça. E não havia música sintetizada nos altos falantes: contrataram uma bandinha típica com sanfoneiro, violeiro, percussionista e cantor, que tocava forró e músicas juninas.
As brincadeiras com prendas (também arrecadadas pelos pais) eram gratuitas e foram só no início da noite. No restante, a criançada se entreteve com brincadeiras e danças típicas: pés de lata, corrida de saco, ovo na colher, rodas e quadrilhas que não eram ensaiadas e todos, adultos e crianças, eram convidados a dançar.
Entendo que há escolas que, pelo tamanho, não conseguiriam organizar uma festa tão "caseira". Por isso, o ideal seria pais e educadores se reunirem para debater o assunto e buscar novos formatos de comemorações menos focadas na dinheirama e na jogatina infantil. E com mais foco na tradição junina, no encontro, na confraternização. 
Sem esquecer é claro, do comprometimento da festa com o meio ambiente. 
Não dá para valorizar a tradição do campo enchendo a cidade de lixo.



FONTE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário